A criação de Personas é uma técnica que permite a personificação exata dos perfis de cada um dos públicos que se envolvem com as organizações. O processo facilita a identificação dos públicos consumidores, e perpassa a escolha de um nome, um rosto, hábitos e costumes, detalhamento sobre o estilo de vida pessoal e profissional.
Pode parecer bobo, mas toda empresa tem aquele cliente que é a “cara” da marca, não é mesmo? Ele pode servir de inspiração para a criação da persona. Vale lembrar que dificilmente uma empresa tem apenas uma persona. Mas a dúvida mais comum é “para quê eu preciso de uma persona”? A resposta é bastante simples e óbvia: se eu penso no meu cliente como alguém “único” e específico, com gostos particulares, fica muito mais fácil de me comunicar com ele!
Planejar meu conteúdo se torna uma tarefa mais acessível, quando eu sei exatamente para quem eu preciso fazê-lo! Se eu conheço os hábitos e preferências do meu público, se eu sei como ele se comporta nas redes sociais, como se relaciona com as empresas, meu planejamento terá muito mais eficiência. Após criar minha (s) persona (s), cabe encontrá-la, dentre minha audiência e, assim, personalizar minha comunicação com ela.
Em nossos workshops, abordamos de forma prática a criação das personas e mostramos como produzir conteúdo para elas. Entre em contato e saiba mais sobre nossos cursos e palestras.