Esses dados utilizam a inteligência artificial para atender a determinados critérios. Nas redes sociais, eles servem para definir os conteúdos mais relevantes para cada usuário.

Você percebe que seus posts tem tido cada vez menos alcance? Você sabia que isso é determinado pelos algoritmos, que podem ajudar ou prejudicar os seus resultados nas redes sociais?

Se você se envolve com as redes sociais da sua empresa e sabe a importância que elas representam no crescimento do negócio, você certamente já ouviu falar nos tais “algoritmos”. Frequentemente o Facebook altera esses números, a fim de melhorar a experiência de seus usuários. Entretanto, geralmente, essas mudanças impactam significativamente os resultados dos anunciantes.

Neste post vamos explicar o que são os algoritmos, para que eles servem e como podem impactar nos resultados da sua empresa nas redes sociais. Boa leitura!

Mas o que tudo isso significa? De que maneira isso interfere no meu dia a dia?

Normalmente você começa a perceber que seu conteúdo já não tem mais o mesmo alcance de antes e, quando você investe em anúncios patrocinados, observa resultados cada vez menores. Contudo, para explicarmos melhor isso tudo, talvez o melhor seja começar esclarecendo o que são esses benditos algoritmos e de que maneira eles influenciam no meu alcance.

Algoritmos são dados configurados por meio de inteligência artificial para atender a determinados critérios, para um fim específico. No caso das redes sociais, eles servem para definir os conteúdos mais relevantes para cada usuário. Isso significa que, se você se interessa por temas relacionados a animais, verá mais publicações sobre esse assunto. Em contrapartida, se política, por exemplo, não é a sua “praia”, fique tranquilo que seu feed não ficará inundado de propagandas e discussões sobre as eleições.

Além disso, os algoritmos das redes sociais também são configurados para entregar mais conteúdos das pessoas que mais nos interessam, nossos familiares e amigos mais chegados. Como temos uma capacidade limitada de posts por dia, alguns perfis acabam sendo “sumindo” da sua vista, já que o Facebook entende que eles não são importantes para você. E é justamente aí que eles afetam nosso dia a dia. Isso, porque as empresas, automaticamente, são consideradas menos importantes para uma pessoa do que os seus amigos, colegas e familiares.

Assim, a cada mudança, o alcance dos perfis comerciais cai mais, obrigando-os a investir altos valores em anúncios pagos a fim de serem vistos. Nesse sentido, quanto mais relevantes os conteúdos publicados nessas contas, maiores as chances de vencerem as barreiras impostas pelos algoritmos.

Mas como eu faço para entrar nessa “briga”?

Alguns critérios são considerados pelos algoritmos e merecem atenção. Veja a seguir:

·         Envolvimento (ou engajamento): isso se refere à aceitação das pessoas ao conteúdo. Quanto mais curtidas, comentários, salvamentos, compartilhamentos, mais relevante ele é considerado pela plataforma e melhor será seu alcance;

·         Histórico de interação: isso é muito simples de entender, quanto mais uma pessoa se envolve com outro perfil, mais ele se torna relevante para ela aos “olhos” do algoritmo;

Considerando esses aspectos é importante pensar em posts mais interativos, que incentivem as pessoas a se envolver com eles. Pensar no que seu público deseja ver em seu feed e convidá-lo a participar de uma enquete ou salvar um conteúdo que ele possa querer ver mais tarde são algumas alternativas que ajudam a melhorar a relevância e, por consequência, seu alcance nas redes sociais.

Claro que para atingir um público qualificado para o seu negócio é necessário patrocinar, mas de nada adianta o investimento financeiro que atraia as pessoas até o seu perfil, sem um conteúdo interessante que as mantenha ali.

Agora que você já sabe o que são os algoritmos e como eles influenciam a maneira como sua empresa é mostrada nas redes sociais, partiu planejar um conteúdo bem interessante! Aproveita e conta pra gente aqui nos comentários quais as interações que mais dão resultado no perfil da sua empresa?

Se você não tem tempo ou conhecimento para produzir conteúdos interessantes e interativos, que gerem resultados, contratar uma agência especializada é uma ótima alternativa. Toque aqui e solicite um orçamento da Digicare para alavancar o seu negócio nas mídias digitais.